Crise Ambiental

Crise Ambiental

A crise ambiental é um tema muito conhecido pelos cidadãos, mas poucos entendem como iniciou-se essa problemática e quais os impactos diários que ela causa na vida das pessoas. 

 

Análise Cronológica: 

 

Apesar do ser humano sempre ter usado a natureza para benefício próprio, chegou um momento em que esse relacionamento deixou de ser respeitoso. Dessa forma, o progresso da sociedade foi visto como justificativa para a retirada excessiva das matérias-primas que a natureza fornece.

 

No século XVIII iniciou-se a Revolução Industrial na Inglaterra, e  depois espalhou-se para outros países como o Brasil, trazendo indústrias e elevando a produção e comércio de produtos. Os efeitos da Revolução Industrial, como a poluição atmosférica, se propagam até os dias atuais. Um exemplo disso foi  a ocorrência do “The Great Smog”, uma névoa de poeira que matou muitas pessoas em 1952, em Londres. Esse fenômeno mostrou a gravidade da poluição gerada pela liberação de impurezas ao ar por indústrias e automóveis. Além disso, o Brasil está em 4° lugar no ranking de emissões de gás carbônico desde 1850

 
Poluição atmosférica

O desmatamento é outra  problemática. Com os processos colonizadores muitas áreas começaram a ser desmatadas, hoje em dia o agronegócio toma conta de grande parte da floresta amazônica, e além de retirar grandes áreas verdes, também tira comunidades indígenas e tradicionais de suas terras por direito.  Segundo dados do INPE (Instituto Nacional de  Pesquisas Espaciais) o bioma Amazônia perdeu 729.781,76 km2 até 2020, e na Amazônia Legal foram 813.063,44 km2. Naquele ano o desmatamento tinha crescido 30% em relação aos dez anos anteriores. No ano de 2023, em janeiro o desmatamento foi 11,27% inferior ao mês de janeiro de  2022, ou seja,  um indício de esperança. 

 

Ademais, existe a poluição e desperdício da água, posto que 35 milhões de brasileiros não têm água limpa em casa. Por causa disso, a água contaminada causa várias doenças, e assim, 60% das internações do SUS são por esse motivo.  

 

Floresta desmatada
Floresta desmatada

 

O que devemos fazer para combater os impactos ambientais?


Após todos esses impactos, chegamos em um ponto que é impossível recuperar tudo o que foi perdido, e a partir de agora é necessário retardar a escassez dos recursos naturais. 

Existem muitas ONGs que buscam ajudar na restauração de áreas desmatadas, como o plantio de novas árvores, implantação da bioeconomia em pequenos e grandes negócios, além da luta pelos direitos de povos indígenas, os quais lutam para manterem suas terras.  

 

O Agronegócio, apesar de afetar bastante o meio ambiente, é muito importante para a economia do país, gerando empregos e elevando o PIB nacional. Portanto, a prática da agricultura e pecuária deve ser exercida da forma mais sustentável possível, evitando desperdícios durante a escala produtiva e usando só o necessário, tanto terras quanto insumos. Outrossim, a legislação tem o papel de garantir a proteção da  integridade das  áreas verdes, além de fiscalizar as atividades que ocorrem nesses locais. 

 

Assim como grandes empresas, os cidadãos também têm um papel essencial na preservação da natureza. A conscientização é necessária para entendermos que temos responsabilidades para com o meio ambiente. Em razão disso, a Ciclus busca fornecer serviços sustentáveis  como Educação Ambiental,  Programa de Gestão de Resíduos Sólidos, Composteira, dentre outros presentes na nossa Carta de Serviços  .


Faça sua parte assim como nós !!!

 e vamos reduzir os problemas ambientais !!!

 

Gostou

Quer saber mais sobre nossa EJ ?

 Siga-nos nas redes sociais e veja nosso site para conhecer nosso time. 

Insta: https://www.instagram.com/ciclusconsultoria/ 

Site: https://ciclusconsultoria.com/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *