Produção de Lixo no Carnaval

Produção de Lixo no Carnaval

Quando você pensa em Carnaval 2023 com certeza pensa em alegria, festa e muito brilho. As pessoas  lançando papéis coloridos para o ar, saindo na rua com fantasias de carnaval, bebendo e comendo com os amigos, etc.  

 

Mas… Você já pensou como as ruas ficam depois dos blocos de rua? Quantas garrafas de vidro e copos plásticos no chão?

 

Em 2019, cerca de 1,4 toneladas de lixo foram coletadas das ruas dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, de acordo com a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana)

Além de estarem jogados no meio da rua, esses restos de comida, embalagens, garrafas e copos plásticos são descartados de forma incorreta, dificultando a possibilidade de reciclagem, porque o lixo acaba se misturando sendo difícil de separá-lo. 

Ademais, durante as próprias festas o lixo jogado no chão pode apresentar riscos aos foliões, os quais podem se cortar com cacos  de vidro no chão ou escorregarem algo. 

 

Está na hora de pensarmos sobre o impacto do lixo no Carnaval e o que  fazer para resolver esse problema. 

Lixo deixado nas arquibancadas após desfile de Carnaval

Como o lixo no Carnaval afeta a sociedade e o meio ambiente?

 

Confetes, serpentinas, papelões, garrafas, pratos e copos plásticos, canudos e pedaços de fantasias são feitos de materiais que quando mal descartados podem ser arrastados pela chuva e poluir rios e córregos, entupir valas, fato que pode resultar em enchentes em dias de chuva e  poluição de mananciais

Outrossim, animais que vivem nas ruas podem se alimentar desse lixo e intoxicarem-se. 

O meio ambiente não é o único prejudicado, posto que essas ações representam um estado de falta de ética por parte dos cidadãos, os quais não pensam nos profissionais que terão que limpar esse lixo, nem na situação da cidade no dia posterior das festas. Desse modo, é um problema ético também. 



Como o lixo deve ser descartado no Carnaval?

 

O descarte em lixeiras separadas por cores é essencial para a coleta seletiva, ou seja, destinar cada tipo de lixo para uma lixeira de determinada coloração. Desse modo, jogar uma garrafa de alumínio no lixo de alumínio, por exemplo, o qual normalmente tem a cor amarela. 

 

Caso não encontre os locais de descarte, você pode levar uma sacola para ir colocando seus lixos, e quando encontrar um local ideal jogue-o corretamente.

 
Imagem mostrando a separação de lixos recicláveis
Imagem mostrando a separação de lixos recicláveis

Como reduzir o lixo gerado no Carnaval?

 

Reutilize !!!

 

Qual a necessidade de usar dezenas de papéis plásticos se você pode levar uma caneca e utilizá-la várias vezes? 

O meio ambiente e seu bolso agradecem, pois além de economizar você não terá risco de descartar errado seu lixo e nem poluir as ruas. 

Por isso, crie seu kit ecológico, com todos os utensílios que você irá usar ao comer e beber nos blocos. 




Fantasia consciente !!!

 

Sabia que o glitter e os papéis das fantasias de carnaval não são biodegradáveis

Esses materiais são pequenos e dificultam a limpeza das ruas… Então, para não correr o risco destes materiais deslocarem de seu traje escolha sua fantasia pensando nisso. 

Além  disso, existe glitter biodegradável no mercado, assim você poderá brilhar e ajudar o meio ambiente. 



Precisa de serpentina e confetes?

 

Apesar de ser divertido jogá-los para cima, a dificuldade de coletar todos esses papéis é enorme, então repense se é realmente necessário o uso deles no Carnaval de rua. 



Portanto, para que as festas de Carnaval não prejudiquem a natureza é essencial que os foliões ajam com respeito e responsabilidade, exercendo seu papel de cidadãos e  cumprindo com seus deveres de prezar pelo bem do patrimônio público.

 

Faça sua parte e jogue seu lixo no lixo !

 Siga-nos nas redes sociais e veja nosso site para mais informações sobre sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *