Você sabe o que faz um Engenheiro Ambiental e um Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia?

Você sabe o que faz um Engenheiro Ambiental e um Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia?

A Ciclus é uma Empresa Jr. composta por estudantes de dois cursos de Engenharia… Você sabe quais são?

 

Os cursos que a Ciclus integra são: Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Engenharia Ambiental.

 

Para entender melhor onde cada uma atua e como elas se conectam com os projetos e serviços da Ciclus é necessário entender o que há de comum entre os dois nomes do curso: a palavra “engenharia”. 

 

Quais as principais matérias do curso de engenharia? O que se aprende?

 

Todos os cursos que envolvem engenharia, como engenharia de produção, engenharia civil, além das já citadas,  possuem as matérias básicas envolvendo Cálculo e Física e outras matérias das disciplinas de exatas.

Basicamente, aprende-se a resolver problemas concretos que envolvam as áreas específicas do curso de forma econômica e prática, aplicando as fórmulas e raciocínios aprendidos nas matérias de exatas. Outrossim, é ensinado a administrar o andamento do projeto, sabendo aplicá-lo para o cenário real.

 

 

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia:

 

O que é bioprocessos e biotecnologia?

 

Bioprocessos envolvem processos realizados por microrganismos anaeróbios e aeróbios, como a escherichia coli. Os microrganismos podem ser bactérias, vírus, protozoários e algas, dentre outros. 

Os bioprocessos mais famosos são: fermentação, fotossíntese, produção de anticorpos, etc. Todos estes possuem um ser vivo que tem papel crucial na execução do procedimento, a fim de obter um produto.

 

Biotecnologia contém a palavra tecnologia, a qual significa que um sistema foi desenvolvido para satisfazer as necessidades da sociedade. 

 

Qual a importância da biotecnologia?

 

Produtos fermentados, como iogurtes e cervejas, bem como vacinas, soros e transgenia são exemplos de biotecnologias, visto que todos envolvem um microorganismo no seu processo de fabricação.

As consequências dessas tecnologias, quando administradas de forma cuidadosa e para fins moralmente corretos,  são positivas, visto que podem facilitar a vida dos cidadãos e trazer melhor qualidade de vida a estes. Como citado anteriormente, imunizantes são tecnologias feitas através de bioprocessos, e a própria pandemia do coronavírus expõe a importância das vacinas no combate às mortes causadas pela doença. 

  A transgenia, com os transgênicos, é outro exemplo que trouxe resultados positivos, visto que possibilitou a fabricação de mais alimentos em menor período de tempo. 

 

O que é transgenia? 

Organismos que recebem genes de outro a fim de obter determinadas características. Entretanto, toda biotecnologia tem seu aspecto negativo, visto que seu uso indevido ou inconsequente pode afetar ecossistemas, como também a saúde pública

 

O que faz engenharia de bioprocessos e biotecnologia?

A utilização de bioprocessos para a obtenção de biotecnologias é exatamente o que esse profissional faz. Os conhecimentos da engenharia auxiliam no planejamento, para que quando a escala em laboratório seja transformada  em escala industrial as proporções estejam corretas e não hajam desperdícios.

 

Cientistas trabalhando em laboratório de empresa de biotecnologia.

Onde um engenheiro de bioprocessos e biotecnologia trabalha?

 

Esse profissional pode trabalhar em vários locais, visto que é um curso com enorme área de atuação, desde laboratórios até escritórios de empresas.  

Podemos  citar como exemplos a agroindústria e a indústria de alimentos e de bebidas, cerveja é um exemplo de produto fermentado produzido nesses locais. Além da área da saúde, desenvolvendo vacinas e fármacos. Outrossim, por ser uma engenharia, este profissional é capaz de atuar na parte administrativa de empresas.

 

Como essa Engenharia se conecta com a Ciclus?

 

Um fato interessante é que a maioria dos membros da Ciclus do primeiro semestre de 2023 são de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Isso aponta que esse curso tem uma abrangente área de atuação, como o meio ambiente, atuando na aprimoração de técnicas para a recuperação de ecossistemas contaminados, como a poluição do solo, do ar e das águas, por exemplo. Portanto, essa engenharia enquadra-se na temática dos serviços da nossa EJ. 

 

Engenharia Ambiental

 

O que de fato um engenheiro ambiental estuda? 

 

Sua primeira resposta poderia ter sido “atua na área do meio ambiente”, mas essa é uma resposta pouco explicativa para o tamanho de funções que este profissional exerce.

Nesse caso, a explicação supracitada da Engenharia se aplica à resolução de impactos envolvendo o meio ambiente e a sustentabilidade ambiental.

 Dessa forma, estudam-se as consequências da ação do ser humano nos ecossistemas, bem como a gestão de qualidade total e planejamento do uso de recursos naturais renováveis e não renováveis. 

As principais matérias estudadas são Ecologia Básica, Química, Física, Cálculo, Ciências Aplicadas, etc.  

 

Qual a área de atuação do Engenheiro Ambiental?

 

Na área de atuação dessa profissão entram a emissão de licenças para obras e construções, a recuperação de áreas desmatadas e poluídas, o planejamento e a aplicação de formas de reutilizar a água, dentre outros exemplos. 

Resumindo, tentam resolver problemas ambientais e tratar da parte burocrática, como as leis e licenças, destes. 

 

Qual a importância do engenheiro Ambiental?

 

Como dito anteriormente, essa profissão pode fiscalizar e aplicar a legislação ambiental nas empresas, o que é um ponto super importante para proteger o meio ambiente. Ademais, esse profissional pode trazer soluções para problemas ligados ao desperdício, à poluição (da água, do solo e do ar) e ao descarte de materiais, podendo deixar o processo produtivo bem mais econômico sem afetar o bem-estar da fauna e flora

 

Estação de tratamento de efluentes.

Como o curso se encaixa nos projetos e serviços da Ciclus?

 

A Ciclus possui em sua carta de serviços vários projetos ligados ao cuidado com a natureza. A exemplo disso: PGRS, composteiras, hortas hidropônicas e reuso da água da chuva. Esses serviços abordam temas conectados com os estudos dos membros da empresa que cursam Engenharia Ambiental, como exposto anteriormente.  

Caso tenha se interessado nos projetos, acesse nossa Carta de Serviços”.




Agora que você já conhece melhor ambos os cursos, basta responder uma pergunta…




O que um Engenheiro de Bioprocessos e de Biotecnologia ou Ambiental podem aprender e experienciar na Ciclus?

 

Dentre as experiências que nossa EJ proporciona podemos destacar a vivência em uma empresa de consultoria, um dos tipos de empresa que muitos engenheiros trabalham após se formarem, ou seja, o indivíduo já entra no mercado de trabalho capacitado, com vários conhecimentos sobre a área. 

Outro ponto é o contato com o empreendedorismo no Brasil, fornecendo contatos e dando ideias aos estudantes para uma possível carreira nesses negócios. 

Além disso, o contato direto com clientes desenvolve habilidades soft skills como: comunicação eficaz, planejamento, organização e trabalho em grupo.





Então… gostou dos cursos? 

Se interessou mais pela nossa EJ?

 Siga-nos nas redes sociais e veja nosso site para conhecer nosso time.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *